Alcançar um novo patamar no cenário musical, não significa ultrapassar 100 milhões de views ou chegar no topo de toda carreira, mas certamente é de extrema importância que canções do Rap Nacional, comecem a atingir essa amplitude nos lançamentos. Dessa forma, conseguimos ver que não vivemos mais dentro de nichos específicos; ou tocando em apenas algumas casas de shows isoladas, o RAP está gigante e precisamos falar sobre isto.
O rap nacional de 5 anos pra cá, conseguiu evoluir de forma gradativa; surgindo dezenas de mc’s a cada mês, abordando assuntos diferentes, muitas vezes com o mesmo propósito, algumas vezes não, mas revelando de fato uma grande variedade de vivências e personalidades. O Hip Hop que se tornou o gênero mais ouvido dos Estados Unidos em 2019, ultrapassando o rock, também está em crescente no Brasil.
Com isso em mente, vamos a lista das músicas de Rap Nacional ou interligadas ao gênero, que ultrapassaram a marca de 100 milhões de views. Mas porque 100 milhões? – “atualmente a população brasileira está com 209 milhões de habitantes, com um cálculo rápido, 50% de todo país seria 104,5 milhões; assim baseamos o número de visualizações, refletindo sobre a amplitude que a música pode tomar dentro do âmbito nacional. Analisando que uma a cada duas pessoas do país, tiveram acesso à música”. (Porém, entendemos que muitas views não chegam do Brasil, é apenas uma reflexão para te ajudar a entender o nosso pensamento)
Exibindo dados de músicas lançadas de 2010 até 2020, conseguimos ter uma visão mais atual sobre a ascensão do RAP no Brasil, abordando boombap, trap, G-funk e ritmos do gênero.
Lembrando que números não dizem quem é mais importante para a cultura ou para a vida das pessoas, são apenas números engajados dentro de plataformas. Mas que consequentemente, são visualizadas por pessoas. (em sua grande maioria, existem robôs que compram views, mas deixa em off)
Confira: Kanye West diz que concorrerá a presidência dos EUA!
Projota e sua crescente em 6 anos
Para começarmos, abordaremos as canções do rapper Projota, que começou sua carreira há mais de 15 anos, mas que desde seu primeiro álbum lançado em 2014 ‘Foco, Força e Fé’, continou se destacando na cena musical, na época em parcerias com Emicida, Rashid, Kamau, nomes de grande importância para a cultura e que chegaram trazendo uma nova cara para a cultura no país. O artista foi um dos primeiros artistas do rap nacional, a atingir 100 milhões de visualizações.
Talvez por seu RAP mais cadenciado em certas composições, revelando seus sentimentos e não apenas revoltas; algo que certamente lhe trouxe outros olhos como músico e um novo patamar na carreira. Abrindo a visão das mídias, sendo convidado para aparecer em várias delas, mas certamente tudo foi acontecendo aos poucos.
Suas canções que ultrapassaram a marca de 100 milhões são, “Muleque de Vila (Ao Vivo)” com 315M, “Ela Só Quer Paz” com 219M, e sua participação na canção da ‘Anitta – Cobertor’ que acumula 133 milhões, apenas falando sobre o youtube.
Isto reflete certamente na forma em que o artista aparece, como ele se comporta diante aos problemas sociais e de qual forma se ele posiciona através da mídia; Projota em entrevista de 2014, comentou sobre seu processo de composição: “Surge naturalmente, falo de tudo. Falo de morte ou de amor, de guerra ou de balada. O que eu sentir necessidade eu me permito expressar.”
Confira: Trailer ‘Trap de Cria’ com Meno Tody já está disponível
Hungria Hip Hop escreve desde os 8 anos de idade, você sabia?
Apesar de muitos comentarem sobre o Hungria Hip Hop, ser ligado fortemente ao Pop brasileiro, seus instrumentais e flow encaixam perfeitamente no TRAP, ou em ritmos semelhantes.
Dentro das quebradas é comum você ouvir carros estalando no som curtindo os graves do Hungria, ou manos equipando carros e rebaixando, com o efeito de fazer aquilo que estava sendo dito nas linhas do artista.
Dessa forma Gustavo da Hungria Neves, artista de Ceilândia (DF) começou a compor com 8 anos de idade em 1999, se sentindo preparado para lançar sua primeira canção apenas em 2007 intitulada “Hoje Tá Embaçado”, desde então vem trazendo sua autenticidade e acumulando Hits. Em entrevista ao ‘Nacão da Música‘ em 2019, Hungria declarou após ser perguntado sobre um caminho sem conteúdo na música brasileira:
“Acho que é um momento. Um ciclo que já está sendo mesclado com muita gente boa brigando por um espaço que possa amplificar seu conteúdo. Vamos deixar que o público possa qualificar isso de uma maneira democrática!”
Suas músicas que ultrapassaram a marca de 100 milhões de views, foram: “Dubai” com 204 milhões, “Provavelmente” com (116M), “Coração de Aço” (225M), “Beijo Com Trap” (150M), “Chovendo Inimigo” (103M), “Não Troco” (251M), “Quebra-Cabeça feat Lucas Lucco” (126M), “Um Pedido”, e “Insônia part. Tribo da Periferia” (171M). Atualmente, seu maior hit, “Lembranças“, possui mais de 340 milhões de acessos no YouTube e tornou-se trilha sonora de Malhação: Viva a Diferença. Acumulando bilhões de visualizações sendo um dos artistas do rap nacional, com o maior número de views em seus projetos.
A Pineapple Storm surgiu em 2016, com autenticidade e transformando o rap nacional
Em dezembro de 2016 surgia um dos hinos mais fortes e representativos do rap nacional; a música Poetas no Topo com ‘Makalister, BK, Menestrel, Djonga, Sant e Jxnvs com a produção do Slim beats. A canção levou a recém lançada ‘Pineapple Storm’ há um patamar alto dentro da cena em questões de visibilidade, atingindo milhões em poucos meses.
E assim descreveram o som na época: “Primeiro Cypher do projeto Poetas no Topo, um projeto que se inicia em dezembro de 2016 para a eternidade.”
Desde então lançando músicas com consistência e originalidade, a gravadora carioca revolucionou a forma de pensar e aumentou o nível técnico e visual das produções de R.A.P no país, abrangido ainda mais o cenário com o projeto #Perfil que trouxe 79 rappers de regiões e personalidades diversas, para lançar uma música solo em cima do instrumental proposto. Apresentando de fato novos mc’s e também novos produtores em seus lançamentos, a gravadora é a maior do país em questões estatísticos com mais de 7 milhões de inscritos no seu canal.
Por mais que todos as versões do ‘Poetas no Topo’, cada uma com sua amplitude, foram de extrema importância para o cenário do RAP; nenhuma delas atingiu sequer 30 milhões no Youtube.
As músicas que mais se destacaram foram aquelas orgânicas, mescladas com diferentes vozes e transformadas em melodias de novelas, se encaixando propositalmente ou não, na vida de todos que carregam sentimentos profundos.
Maiores lançamentos da Pineapple
Contudo os maiores destaques da Pineapple Storm com mais de 100 milhões de views, são suas Poesias Acústicas: “02 – Sobre Nós” com ‘Delacruz, Maria, Ducon, Luiz Lins, Diomedes, Bk e Kayuá’ (392 milhões de views), “03 – Capricorniana” nas vozes de ‘Sant, Tiago Mac, Lord, Maria e Choice’ (248M). “04 – Todo Mundo Odeia Acústico” com ‘Bob, MV Bill, Froid, Djonga, Azzy e Delacruz’ (119M) e “06 – Era Uma Vez” com ‘MC Cabelinho, Mode$tia, Bob, Azzy, Filipe Ret, Dudu e Xamã’ que está atualmente com 294 milhões de visualizações.
Todos os vídeos somados da gravadora, ultrapassam a marca de 2 bilhões de visualizações, ou seja mais do que um terço do planeta. Este é o nível que o rap nacional está alcançando, não como um todo; mas podemos entender que a cada ano que se passa, o respeito e admiração pela cultura aumenta.
Confira: 13 mc’s brasileiros para você conhecer hoje!!!
O coletivo ‘1 Kilo’ trouxe uma nova personalidade para a cena do rap nacional
Abordando os lançamentos da gravadora carioca ‘1 Kilo‘, que foram feitos de 2017 até os dias de hoje, conseguimos enxergar a forte ascensão que o coletivo causou em todo cenário. Surpreendendo os fãs de batalha de rima, introduzindo mc’s renomados das rodas como Xamã, NaBrisa, Knust, Pelé Mil Flows, MZ e outros. Mesclando instrumentos orgânicos com sonoridades tecnológicas, trazendo um novo ritmo e formato autêntico para o Rap Nacional. Atingindo um novo nível em suas visualizações.
Os maiores sucessos do selo, se baseiam em conotações românticas e ligadas a relacionamentos em acústico, praticamente todos projetos lançados na época ganharam visibilidade; independente se ultrapassaram a marca de 100 milhões ou não.
Pessoas que nunca ouviram Rap Nacional por sua descriminação estrutural, passaram a se identificar com o gênero, apenas por ele mudar de tom e levar melodias mais leves em suas composições.
Hoje o coletivo 1 Kilo se encontra em nova formação, após passar por algumas modificações e ataques em DISS por ex integrantes. Suas músicas de maior destaque são: “Deixe-me Ir” na voz do ‘Baviera, Knust e Pablo Martins’ com 385 milhões, “Você Vai Entender” – ‘Pablo, Morgado, Nabrisa e Baviera’ (160M) e “Duro Igual Concreto” – ‘Gabrá, Knust, Baviera, Pelé Milflows e MD‘ com 129 milhões em seu vídeo clipe.
Confira: Orochi libera prévia inédita feat Borges, ouça!
Outros artistas do rap nacional, que atingiram a marca de 100 milhões de views em suas músicas no Youtube
Não menos importante do que as músicas citadas acima, temos nomes importantes da cultura também atingindo um novo nível em relação ás views nos lançamentos. A pesquisa feita por nosso portal Rap Dab foi profunda, estatística e busca abordar todos os rappers que atingiram tal marca. Sem exceções!
Um grupo que traz melodias próximas a do Hungria; o Tribo da Periferia vem se destacando há anos, nos eventos de carros e estalando nas caixas de som de inúmeros eventos. Suas músicas retratam sobre amores, dinheiro, rolê e paixão automotiva, assim seus destaques são: “Imprevisível” com 298 milhões de views, “Alma de Pipa Voada” (188 milhões) e ‘Insônia part. Hungria Hip Hop” atingindo 171 milhões.
Já o produtor carioca Wc no Beat atingiu a marca de 100 milhões de views com sua união do rap x funk, na canção “Meu Mundo” part. MC Cabelinho, PK, MC Hariel e Orochi, que hoje conta com 120 milhões. Pelé Milflows conseguiu o feito através de linhas românticas e leves para o coração, na produção do ‘Altamira TV’ o artista trouxe a música ‘Vem Cá‘ no instrumental do Volp & Rafa Valle, acumulando mais de 114 milhões de views no canal da gravadora.
Trazendo músicas comerciais em sua maioria, o grupo paulista Haikaiss também alcançou tal feito com a canção que bateu recorde de Speed-flow por Spinardi, um de seus integrantes; o vídeo clipe de ‘RAP LORD‘ hoje está com 157 milhões de views no canal e ‘A Praga‘ se aproxima da marca, atingindo 87 milhões até o momento.
Mesmo caso do grupo Recayd, que está prestes á chegar na marca com a canção ‘Plaqtudum‘, que como comentou Jé em entrevista “muita gente conhecer o TRAP ouvindo essa música“, e hoje está com 99 milhões de visualizações. De fato e atingirá 100M nos próximos dias.
Confira: Thiago Ventura estréia ‘Pokas’ no Netflix.
Orochi, Matuê e Oriente também estão na lista
O grupo Oriente que traz linhas diretas e reflexivas, mas também toca o coração em suas composições melódicas, atingiu 91 milhões com a canção ‘O Vagabundo e a Dama‘, passando da marca com ‘Linda, Louca e Mimada‘ com 129 milhões de views.
Falando sobre lançar Hits no cenário, não podíamos deixar de fora o jovem Matuê, que chegou a 120 milhões no clipe ‘Kenny G‘ em menos de um ano na pista, e também com dois anos de lançamentos a faixa ‘Anos Luz‘ atingiu 103 milhões na plataforma, disponível no canal do 30PRAUM.
Orochi é o mais recente na casa dos três dígitos no youtube, o seu vídeo clipe “Balão” que narra a história de sua passagem na cadeia rápida e abordagem policial no ano passado, está com 102 milhões na plataforma. Vendo que ela foi lançada apenas há 3 meses, sendo também a mais recente lançada dentre todas as mencionadas nesta matéria. Orochi é uma das vozes mais influentes do momento.
Enfim, muitos rappers que são de extrema importância para a cultura, como Djonga, Rap Box, ADL, BK, Froid, Sant, Karol Conka, Criolo não chegaram a certa marca, mas se formos mesclar todas suas visualizações e importância, certamente ultrapassam a marca. Eai, você sabia da ascensão de todas as músicas?
Com o intuito de te ajudar a conhecer mais artistas do rap nacional, sigam nossas playlists oficiais!