Avesso Podcast: Assunto para se ouvir

Ouvintes específicos pedem assuntos estratégicos, é preciso se virar do avesso para não somente ouvir, mas saber o que perguntar

E se você achou que não havia mais espaço para novos conteúdos no mundo dos podcasts, se enganou! Em dezembro de 2021 mais um canal foi criado para ampliar a mente e trazer novas discussões nas plataformas digitais. E, agora, as periferias estão ainda mais representadas nesses meios de comunicação.

O Avesso Podcast coloca uma lupa em assuntos relevantes que muitas vezes são marginalizados com preconceitos por não estarem em grandes mídias, também traz convidados para debater sobre cultura e sociedade, discutindo sobre questões raciais, realidades da periferia e tudo o que há de escassez nesses espaços, mas também apresenta as oportunidades que precisam ser divulgadas para uma grande massa jovem extremamente talentosa e que às vezes só precisam escutar uma ideia correta.

Estúdios Flow: Avesso Podcast

O Avesso Podcast nasce de uma parceria com os Estúdios Flow, que atualmente é o maior hub de podcasts do Brasil, é apresentado pelos interlocutores Ferréz e Diolanda Lopes, ambos os apresentadores conduzem as perguntas construindo reflexões e virando a chave na mente dos seus espectadores de como a identidade brasileira mais invisibilizada constrói o nosso país diariamente.

O podcast foi criado após a participação de Ferréz no Flow Podcast:

 “Com o Avesso, vamos falar de questões sociais e culturais olhando de dentro, não de fora. A visão da periferia é outra visão. É a periferia que faz todo o corre no dia a dia, que lota ônibus”, diz Ferréz.

O Avesso da mídia

Assuntos que relacionam a periferia brasileira, quando abordado por grandes mídias, tendem a se esquivarem de questionamentos provocativos e reduzir os seus detalhes, escandalizam a segmentação e falta de oportunidade, mas muitas vezes não são apresentadas as estratégias de saída. As perguntas sobre as dificuldades e o que é gerado com essa cultura de consumismo e de comparação para quem não consegue financeiramente fazer a roda girar são constantemente feitas, porém ainda não é conhecido o quanto de empreendedores periféricos existem, literários, artistas e criadores de estilo que vieram dessa realidade e já estão fazendo mais do que a diferença para as suas comunidades.

O Avesso Podcast traz essa comunicação provocativa, e que além de levantar a discussão busca as respostas para quem está com a mente cheia de perguntas.

Avesso Podcast: Convidados

Os convidados possuem experiências profissionais e vivências diferentes, deixando ainda mais plurais as informações adquiridas para o público que terá acesso a uma diversidade em temas.

Alguns dos convidados que já passaram pelo programa:

O escritor e psicanalista Caio Fábio, Ney Gringos e Erick Jay, do Gringos Podcast, o músico, luthier e escritor Gui Lorandi, também o “Chavoso da USP”, o estudante Thiago Torres que viralizou após uma matéria sobre o seu estilo que se diferenciava do padrão dos outros universitários.

Para a apresentadora Diolanda, a sua vivência também precisa ser levada junto do seu conhecimento e atuação social na comunidade, principalmente para resgatar a autoestima de mulheres negras.

“[…] mulheres que muitas vezes acham que suas histórias e vivências não têm significado. Mas, sim, temos muito o que mostrar, aprender e trocar”, conta Diolanda Lopes.

Essa representação é muito importante, principalmente com a ascensão de artistas oriundos de áreas periféricas, que estão decolando para as mídias e precisam de comunicadores que entendam e tenham lugar de fala para questionar as suas vitórias, conseguindo traduzir ao máximo a importância dessas conquistas.

“Esperamos atingir aquele público que por aí os caras muitas vezes não dão importância. Vamos falar com o povo que está aí construindo o país inteiro e não se vê representado, não se enxerga na mídia a qual assiste, não se ouve no rádio”, analisa Ferréz.

Para você dar aquele salve e ficar atento aos assuntos que serão abordados no Avesso Poscast, confira uma das entrevistas abaixo:

Compartilhar:
Sair da versão mobile