
A Nike, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), apresenta a nova coleção da Seleção Brasileira feminina. Com data de estreia para o dia 30 de maio em jogo amistoso contra o Japão, este é o terceiro uniforme 100% desenvolvido exclusivamente para a equipe feminina, dando continuidade a uma trajetória iniciada em 2019 com o lançamento da coleção “Mulheres Guerreiras do Brasil” e seguida, em 2023, pelo uniforme inspirado na “Mãe Natureza”. Agora, sob a inspiração da “Força Beleza”, os mantos que vestirão nossas jogadoras nas próximas competições trazem desempenho de ponta e design marcante para o campo.
O uniforme principal, chamado de “Domínio Brasileiro”, celebra as icônicas cores amarelo, verde e azul do Brasil. Nesta temporada, o amarelo foi atualizado para um tom mais rico e saturado, inspirado na vibrante fauna, paisagens e arquiteturas locais, como o icônico Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro. A camisa apresenta gola verde e detalhes em azul. Na parte interna, há um losango com a inscrição “Força Beleza”, que celebra o equilíbrio entre confiança, força, feminilidade e competitividade.
“Para mim, vestir a camisa do Brasil simboliza orgulho, dedicação, amor, responsabilidade, sonhos e conquistas”, descreve a atacante Kerolin.
Já o segundo uniforme do Brasil, intitulado de “Beleza Ousada”, incorpora tons de azul novos e tradicionais, transmitindo expressão e vitalidade. Uma estampa aplicada em toda a peça, com padrão em grade de losangos, inclui diversos padrões geométricos e formas orgânicas, como rosetas de onças, silhuetas de plantas tropicais, uma interpretação de Brasilidade (o elegante, movimento harmonioso em campo) e mais. A segunda camisa representa a força e a beleza multifacetadas da crescente comunidade do futebol feminino.
“Vestir o uniforme da seleção é uma sensação única”, diz a atacante Gio Queiroz. “Representar o Brasil é algo que faço com muito orgulho e prazer. Sei que é uma grande responsabilidade, mas ao mesmo tempo é uma honra enorme.”
Os novos uniformes estarão disponíveis para venda no início de junho em Nike.com, Nike App, lojas físicas Nike e em revendedores selecionados.

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
Cada uniforme foi desenvolvido com o que há de melhor em inovação de materiais da Nike: o Dri-FIT ADV, tecnologia que afasta o suor da pele para uma evaporação mais rápida — ajudando as atletas a se manterem frescas, secas, confortáveis e focadas.
Inspirados pelos movimentos dinâmicos do futebol feminino, os designers da Nike utilizaram tecnologias de mapeamento corporal avançadas, dados em 4D e ferramentas digitais de última geração para oferecer reforço preciso, mobilidade, respirabilidade e ventilação.
Durante a criação dos uniformes, feita pixel por pixel, os designers da Nike usaram mapas sobrepostos com dados detalhados específicos para atletas mulheres, guiando a aplicação de texturas em malha e relevo em todo o uniforme — entregando atributos de desempenho como elasticidade ou compressão exatamente onde são mais necessários. Esse processo, por exemplo, levou ao desenvolvimento de um novo painel lateral, que proporciona maior elasticidade, ventilação e liberdade de movimento na região do core da atleta.
O escudo de cada federação também é feito com a tecnologia Lite Flex, pensada para aumentar a respirabilidade mantendo um design leve.
Além de atender — e superar — as necessidades específicas das atletas em termos de desempenho, os designers da Nike incorporaram considerações sustentáveis em todos os aspectos dos novos uniformes.
Os Swooshes (logomarca da Nike) e acabamentos dos uniformes são feitos inteiramente com Nike Grind: uma coleção de materiais reciclados composta por sobras da fabricação, calçados pós-consumo reciclados e calçados sem possibilidade de venda. Os designers também aumentaram a eficiência do uso de tecido para 85% e utilizaram tecnologia de criação de produto de ponta para reduzir significativamente o desperdício de material na produção dos uniformes.
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