
O Spotify divulgou hoje a edição brasileira do relatório Loud & Clear 2025, revelando um novo marco para a indústria musical do país: em 2024, artistas brasileiros geraram mais de R$ 1,6 bilhão apenas no Spotify — um aumento de 31% em relação ao ano anterior e mais que o dobro do valor distribuído em 2021.
O crescimento da receita gerada no Spotify supera o crescimento do mercado de música gravada no Brasil, que atualmente é o 9º maior mercado do mundo em termos de receita. Segundo o IFPI Global Music Report 2025, o mercado brasileiro de música gravada cresceu 21,7%, ultrapassando pela primeira vez a marca de R$ 3 bilhões em receita e se tornando o país com o crescimento mais rápido entre os dez maiores mercados musicais do mundo.
“Os royalties gerados no Spotify por artistas brasileiros estão crescendo mais rápido do que o mercado musical brasileiro. Nosso relatório Loud & Clear apresenta esses ganhos de forma clara e direta, enquanto o Spotify for Artists permite que cada criador acompanhe seu próprio desempenho em tempo real. Essa transparência dá aos músicos a confiança para transformar esse impulso no próximo single, em uma turnê maior ou em um novo projeto ambicioso”, afirma Carolina Alzuguir, Head de Música do Spotify Brasil.
Para além dos dados econômicos, o relatório também traz insights sobre como a música brasileira está sendo descoberta: ela continua alcançando audiências ao redor do mundo, ao mesmo tempo em que mantém um consumo forte dentro do país. Em 2024:
- A música brasileira esteve presente em mais de 815 milhões de playlists de usuários ao redor do mundo — com Estados Unidos, México, Alemanha, Reino Unido e Espanha liderando a lista de maiores fãs da música do Brasil;
- O número de artistas que geraram mais de R$ 1 milhão em receita triplicou desde 2019;
- 84% das faixas no Top 50 diário do Spotify Brasil eram de artistas locais;
- Mais de 60% da receita gerada no país ficou no mercado brasileiro.
Em 2024, artistas brasileiros foram descobertos por novos ouvintes quase 11,8 bilhões de vezes no Spotify — um aumento de 19% em relação ao ano anterior, evidenciando o crescente apelo global da música do país. Entre as mulheres, os resultados também impressionam: os streams internacionais de artistas brasileiras cresceram 51% no ano.
“Antes do pagamento, vem a descoberta. No ano passado, músicas brasileiras geraram bilhões de primeiras reproduções e apareceram em centenas de milhões de playlists no Spotify. Os artistas acompanham esse crescimento em tempo real pelo Spotify for Artists, dão boas-vindas aos novos ouvintes imediatamente e transformam a primeira escuta em fãs fieis. Esse ciclo de retorno transforma curiosidade em comunidade — e é a comunidade que impulsiona uma carreira”, conclui Carolina.