“As pessoas não estão acostumadas a ver uma preta e sapatão em campanhas publicitárias”

Bia Ferreira conta como foi participar de campanha com grande marca de cuidados pessoais para promover a autoestima da mulher preta.

No dia 23 de novembro a plataforma de conteúdo Influência Negra iniciou junto de uma grande marca de cuidados pessoais, uma campanha para a promoção da autoestima da mulher preta. Intitulada “Olhares Cruzados”, a campanha iniciou com um mini-documentário com a participação da rapper Preta Rara, da empresária Cris Mendonça e da DJ Kiara Felippe. Na sequência, foi lançado um episódio no podcast da plataforma e por fim, um lyric video com produção musical da multiartista Bia Ferreira e animação da motion designer Vanessa Moura.

Bia tem ganhado a cena da música com seu discurso político forte, que tem integrado à trilha sonora de produções da Rede Globo, como o especial “Falas Negras”, lançado no Dia da Consciência Negra (20), com a faixa “Cota Não É Esmola”. Para falar mais sobre essa representatividade de mulheres pretas e lésbicas na publicidade, o Rap Dab conversou com Bia sobre a co-criação desta produção musical, e também com Hailanny Souza, Diretora de Conteúdo do Influência Negra e compositora da faixa que compõe o lyric video.

Confira a entrevista completa:

Rap Dab: Como surgiu o convite para co-criação dessa faixa?

Bia Ferreira: O convite pra co-criação dessa faixa veio através do Robson Rodriguez (co-fundador do Influência Negra), que entrou em contato e trocou uma ideia apresentando o projeto, e a gente achou bem legal. Após isso, sentei junto com a Hailanny e foi lindo essa troca pra construção dessa faixa, passamos uns três dias se encontrando pra poder fechar tudo bonitinho. Eu acho que valeu a pena, ficou bem lindo.

RD: Como foi o processo de produção da trilha?

BF: Esse processo de produção ele aconteceu, como tava no meio da pandemia, pelo zoom. Então a gente foi fazendo reuniões online, a Hailanny de lá e eu de cá, e a gente trocando, organizando letra. Depois produzi a melodia e tal, pensei essa harmonia, essa forma de construção, fiz o beat, contei com o meu amigo Vinicius Lezo que também ajudou nessa mix. Foi a primeira vez que eu fiz um trabalho dessa forma, né. Acho que foi um trabalho coletivo bem bonito. Espero que as pessoas gostem do resultado.

RD: No início da pandemia você fez um vídeo que viralizou sobre o esterótipo de que número de seguidores reflete ao que as pessoas têm na conta bancária. Como tem sido esse novo momento de participar de campanhas publicitárias, e qual o significado disso para sua carreira?

BF: Participar de uma campanha publicitária pra mim é uma coisa nova, principalmente porque a gente não é ensinado a ver pessoas parecidas com a gente né. Dificilmente você vai ver uma pessoa preta, sapatão, que não performa feminilidade, ocupando espaços de campanhas publicitárias, ou espaços de protagonismo. Então, poder tá nesses espaços, me experimentar nesses lugares também, tá sendo um aprendizado muito grande. As pessoas precisam começar a entender que como a gente vive num país que é majoritariamente preto, a gente precisa pensar a publicidade, pensar os produtos, pensar formas de apresentar isso para esse público-alvo, que é um público consumidor e que é a maioria da população. Então, estou muito feliz em poder fazer parte desse projeto.

Hailanny Souza – Foto: Divulgação

Rap Dab: Como se descobriu poeta e como vem se expressando dessa forma, por quais canais, inspirada em quais temas?

Hailanny Souza: Bom, eu sempre gostei de me expressar através da escrita. Eu era um pouco mais reservada e não conseguia externar através da fala o que estava sentindo, e escrever sempre foi o meu refúgio. A partir disso, comecei a colocar mais os meus sentimentos relacionados a minha vivência no papel. Até então isso era privado, eu não tinha coragem de mostrar para as pessoas, pois como era sobre as minhas vivências a questão de mostrar as minhas vulnerabilidades como mulher preta me assustava. Porém, eu fui convidada pra criar várias poesias para uma campanha interna do Influência Negra em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, e foi ali depois dos elogios da equipe, que eu me senti segura para mostrar para o mundo esse meu lado poético. 

A partir daí, não parei mais. Algumas poesias estão no meu Instagram, costumo soltar completa ou em frases que é o que a galera mais gosta também. Tenho um projeto de fotografia, o Preta in Pixels, onde costumo fotografar mulheres pretas e pra cada ensaio eu penso numa poesia que seja ligada a essência da pessoa que está sendo fotografada. Isso chama bastante o público para olhar a fotografia com outro olhar, de forma mais poética. 

RD: Como foi o processo de criação dessa faixa para a campanha publicitária e de co-criação com a Bia Ferreira?

HS: É até engraçado o que vou falar, mas não tem outra palavra que não seja ‘mágica’ pra definir o que foi isso. Lembro que um amigo, que também faz parte do Influência Negra, depois que viu minhas poesias pra campanha do Dia Internacional da Mulher, falou assim: “Nossa, você ainda vai ter uma poesia cantada pela Bia Ferreira”. E olha só, esse dia chegou né! (risos). O processo de criação com a Bia foi incrível. A Bia é uma pessoa incrível né? Ela fez questão que eu participasse de todo o processo de construção da melodia, para que tudo estivesse de acordo com a poesia e que nada ficasse de fora da essência que eu coloquei. Isso foi algo marcante pra mim, ver todo o cuidado ali para que tudo saísse alinhado com as ideias iniciais, que não fugisse do propósito. Foi uma construção muito rica que eu vou levar para o resto da vida.

RD: Qual a principal mensagem que essa faixa transmite às mulheres negras?

HS: Sobre a importância de construir uma autoestima feminina preta e poderosa. Nós, mulheres negras, somos únicas e plurais. Não somos as adversidades que nos atravessa. Somos mais, bem mais. Temos por aí mulheres pretas historiadoras, artistas, visionárias, empresárias, somos múltiplas. Nós podemos ser o que quisermos. E quanto mais falarmos sobre isso, quanto mais representatividade para nossas meninas, mais a gente contribui para  um novo legado de mulheres pretas incríveis e poderosas!

Assista ao lyric video:

Ficha técnica:
Música: Olhares Cruzados
Artista: Bia Ferreira 
Direção: Hailanny Souza
Composição: Hailanny Souza e Bia Ferreira
Consultoria Criativa: Luiz Henrique Costa 
Produção: Influência Negra em parceria com Colmeia 22 
Produção Executiva: Robson Rodriguez 
Criação: Vanessa Moura
Assessoria de Imprensa: GRIOT Assessoria

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