ÁlbunsDestaquesNotícias

WIU apresenta seu aguardado álbum de estreia, “Manual de Como Amar Errado”

Com mais de 500 milhões de streams nas plataformas digitais, WIU, artista cearense de apenas 19 anos, vive um glorioso ano de 2022. Seu single “Vampiro”, parceria com Matuê e Teto, passou mais de 2 semanas no topo do Spotify Brasil em abril, enquanto “Felina”, parceria com MC Ryan SP, atingiu o 3º lugar no Spotify e o primeiro lugar de paradas nacionais na Apple Music e no YouTube Music. 

Encerrando este ciclo com chave de ouro e iniciando um novo, ainda mais brilhante, WIU apresenta nesta quarta-feira (30) seu álbum de estreia “Manual de Como Amar Errado”, muito esperado pelos fãs e pelos entusiastas do gênero do Trap. O lançamento ocorre através do selo 30PRAUM, com distribuição pela Sony Music.

WIU – Arte: Iann Tomé – Foto: Leonardo Pimentel
WIU – Arte: Iann Tomé – Foto: Leonardo Pimentel

Ao longo das 10 músicas e 5 interludes que fazem parte do disco, WIU, nome artístico de Vinicius William Sales de Lima, versa comicamente sobre as imperfeições naturais do amor – na definição do artista: “Não existe amor sem amar errado”. As experiências de WIU impulsionaram suas habilidades criativas e fizeram com que “Manual de Como Amar Errado” contenha, em suas composições, referências aos relacionamentos como são de verdade, muito diferentes dos amores que aparecem em romances e novelas. A dinâmica desses relacionamentos contemporâneos são retratadas de uma forma bem humorada, variando entre o otimismo e o pessimismo, a vontade de amar e a vontade de esquecer.

“Ele traz um conceito de amor que as pessoas tentam não enxergar. Sinto que elas costumam procurar um amor perfeito hoje em dia. Falar de amor é muito fácil, só que por ser tão fácil as pessoas esqueceram. Então eu trago nesse álbum o amor real, o amor que a gente vive no dia a dia, o amor que não vemos nas redes sociais”, comenta WIU.

Saudade, fidelidade, desconfiança, apego e exageros são temas que permeiam o disco, e cada faixa representa um capítulo do imaginado manual de como amar errado. Este manual hipotético conta com prefácio e epílogo, retratados pelas 5 interludes presentes, que possuem participações “secretas” de amigos próximos de WIU: Pedro Scooby, João Gomes, Arthurzim e Borges. Cada música, também, representa uma lição aprendida e um passo mais perto do amadurecimento de um homem que acaba de iniciar sua vida adulta.

O processo de criação do álbum durou pouco mais de um ano, no estúdio da 30PRAUM em Fortaleza, e teve seu conceito estruturado para ir além dos materiais divulgados em plataformas de streaming, como forma de engajar os fãs e ouvintes de uma forma mais ampla e abrangente, uma estratégia ainda pouco explorada na indústria musical nacional.

Neste final de semana, WIU deu início à divulgação do projeto com uma sequência de publicações em seu Instagram, mostrando casais e duplas famosas que se separaram, com um coração vazio em seus peitos. Entre as celebridades retratadas nas montagens, nas quais WIU aparece escondido próximo a elas, estão a dupla Simone e Simaria, Selena Gomez e Justin Bieber, Kanye West e Kim Kardashian, Luísa Sonza e Whindersson Nunes – o humorista comentou na publicação em que aparece.

Poucos minutos antes do lançamento do disco, WIU divulgou em seu canal do YouTube os videoclipes de “Oração” e “Ciumenta”, a primeira e a segunda faixa do disco, em que WIU vivencia um relacionamento amoroso abusivo sob um olhar surrealista e inovador. De mulheres sem rosto a WIU sendo servido como um bolo para alimentar a fome de sua parceira, o clipe é uma obra de arte à parte, que conta ainda com a participação especial de João Guilherme, amigo do rapper.

“Ciumenta” serve como carro-chefe do projeto, e aborda em sua letra o sentimento de posse que faz com que a mulher que WIU ama tente o controlar o tempo todo. “‘Oração’ é sobre amor próprio, sobre as minhas ambições, sobre correr atrás dos meus sonhos. ‘Ciumenta’ é sobre um relacionamento tóxico que não me deixa ir além, e correr atrás dos objetivos que eu comento em ‘‘Oração’”, diz WIU.

As 13 outras faixas também chegam acompanhadas de visualizers, que complementam a história. As letras e narrações dos interludes representam a ideia de que, enquanto WIU tenta esquecer alguém que o fez mal, ele já pensa em outras mulheres e idealiza novas experiências.

Em “Brinca Demais”, WIU repete a parceria bem-sucedida com Matuê e Teto, com quem forma um trio inseparável que é a linha de frente da 30PRAUM. O cantor de piseiro João Gomes narra o prólogo e o epílogo, e possui uma pequena participação na faixa “Frio” com um áudio dizendo o nome do álbum. Os artistas Borges e Arthurzim participam dos interlúdios “Pague na mesma moeda” e “Sai pra noite, vai”, respectivamente, enquanto o surfista Pedro Scooby participa do interlúdio “Nunca ame demais”

Nos clipes e materiais promocionais do disco, WIU aparece com um buraco em seu tórax, no lugar onde deveria estar seu coração, representando sensações e emoções que lhe foram retiradas e o fizeram se voltar a si mesmo. No registro audiovisual de “Ciumenta”, WIU “se reencontra” com seu próprio coração, que está em posse da mulher que o decepcionou na história.

Sendo o único autor das composições, o resultado é um projeto autêntico e sonoramente diversificado que não se limita apenas ao trap: são evidentes as referências do reggaeton, do afropop e do reggae.

WIU integra a 30PRAUM desde 2019, e dentro da label possui liberdade para aflorar suas aspirações criativas, com apoio de uma equipe dedicada.

Clique aqui para ouvir o lançamento nas plataformas digitais!

Compartilhar:

Mateus Araújo

CEO do Portal Rap Dab, criado em 2017. Estudante de Marketing e da vida! Busco agregar valor ao Rap Nacional com notícias, papo reto e muita ideologia em meio o meu corre. Respeito é a base de tudo!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo