DestaquesLançamentos

Os lançamentos do rap nacional de maio estão aqui. Ouça agora!

Mais um mês que promete muita música. Depois dos singles de abril, seguem abaixo alguns dos lançamentos do rap nacional de maio. O Rap Dab indica abaixo singles que, com certeza, vão entrar para as playlists dos fãs das mais variadas vertentes do gênero preferido aqui do portal.

A lista dos lançamentos de rap nacional de maio é redigida em ordem alfabética e atualizada toda semana até o final do mês. Confira agora!

ATM – Nonô e Baby Tate

Nonô e Baby Tate lançam “ATM”. Com versos bílingue e divertidos, o som traz um ritmo viciante e muita atitude. “ATM” chega com um baixo, sendo rapidamente acompanhado pelos vocais de Nonô. Fluindo do rap para o canto com a mesma facilidade com que canta em português, espanhol e inglês, Nonô traz linhas atrevidas. “I like the Louis V, I like the Prada / I like to treat my friends like I’m the Mama”. Baby Tate aparece após o refrão, entrando na faixa com versos em inglês. “I got so much cash need a bank to carry it / He tried to buy my love I said ‘No thanks, I’m very rich”.

Assumo – NIZZ e TORRES

Revelação do pop nacional, NIZZ se une ao rapper TORRES em “Assumo”. Entre os lançamentos do rap nacional de maio, o single está disponível nas plataformas de áudio. Com produção de ORT1 e SARTØR, “Assumo” fala sobre um sentimento verdadeiro que não pode ser vivido e entregue da maneira ideal, deixando a mensagem de que o tempo pode resolver todas as coisas. O trabalho também ganhou clipe com direção de Victoria Brito, conhecida por seus trabalhos com Teto, Hariel e Marcelo D2.

A Porta – Bressan e ZAAC

O cantor de pagode e compositor Bressan apresenta o single “A Porta” com participação de ZAAC através das plataformas de áudio. Com refrão marcante e um rap direto e indiscutível, a faixa aborda de maneira clara e verdadeira as dúvidas e sinais que surgem quando um relacionamento chega ao fim. Em “A Porta”, além dos flows, ZAAC mostra pela primeira vez o seu lado cantor, antecipando um pouco do que pretende apresentar em trabalhos futuros. Com produção de Zain, a música é composta por Bressan e ZAAC, em parceria com Leo Rocatto, Lord Natri, Paiva e Zain. O trabalho também ganhou videoclipe.

Bandida Sexy – Xamã, TZ da Coronel, Vulgo FK

“Bandida Sexy” é o novo single de Xamã. Disponível nas plataformas de áudio e aqui na lista de lançamentos do rap nacional de maio, o som tem participação de Tz da Coronel e Vulgo FK. Juntos, eles versam sobre uma mulher sensual, sexualmente livre, que gosta e sabe conquistar. Com produção de Pedro Lotto e Wey, “Bandida Sexy” também integra o novo  EP de Xamã. O compilado chamado “O Último Romântico Online” está previsto para chegar às plataformas de ainda neste semestre com letras explícitas e batidas sensuais. 

Cartão Black – MC Caverinha e Kayblack

MC Caverinha está milionário em seu “Cartão Black”. A track, fruto da parceria com o irmão KayBlack, já bateu a marca de um milhão de plays no Spotify e YouTube em menos de 24h, após seu lançamento pela Som Livre. Se firmando como o mais novo hit do “príncipe do trap”, a faixa estreou na 15ª posição no Spotify Brasil, enquanto no YouTube seu clipe oficial logo chegou ao 3º lugar no ranking das músicas em alta. O sucesso também alcançou além-mar, com a estreia na 107ª no Spotify Portugal, provando que o reinado de Caverinha está longe de encontrar barreiras geográficas. E os números não param de subir, sendo uma das faixas mais ouvidas da lista de lançamentos do rap nacional de maio. O clipe também chama muita atenção por trazer cenas interpretadas por toda a família dos irmãos.

CHANELPRADA/TAPANACARA – Me Jesmay

“CHANELPRADA/TAPANACARA” é o lançamento de rap nacional de maio lançado por Me Jesmay através das plataformas de áudio. O single duplo é o resultado da nova fase exploratória da rapper, mergulhando nos aspectos envolventes da música eletrônica e do trap. Com letras ousadas e uma batida animada, o lançamento traz um combo perfeito de elementos que capturam a essência de sua arte. Com dois moods e dois momentos distintos, o clipe do projeto começa com um show privado de Jesmay apresentando “CHANELPRADA”. A sequência traz “TAPANACARA” em um cenário mais íntimo, com efeitos coloridos e transições que acompanham a batida da música. A produção de “CHANELPRADA” é de Caue Gas, que também assina “TAPANACARA” ao lado de EPX.

CHOVE (calor em sp) – Olívia feat. Kweller

Dando sequência ao single “BAILE (dnça p vc)”, que abre os caminhos do EP visual inédito “Ele Diz Que Me Ama”, Olívia apresenta “CHOVE (calor em sp)”. A segunda faixa da obra, prevista para ser lançada em agosto, é um sex song que mistura trap e R&B, exalando sensualidade ao mesmo tempo que tem uma pitada de sentimento envolvido. Disponível nas plataformas de áudio e aqui na lista de lançamentos do rap nacional de maio, “CHOVE” conta ainda com a participação de Kweller. O rapper também participa do clipe da canção.

Corpo Nu – Rare G feat Alee e Dallas

Após se destacar em feats com L7nnon e MD Chefe, Rare G lança sua primeira faixa solo, “Corpo Nu”, através das plataformas de áudio. Com produção de Dallass, o single chega em parceria com Alee e é destaque entre os lançamentos do rap nacional de maio. Conhecido por suas métricas mais rimadas, “Corpo Nu” mostra a versatilidade de Rare G, trazendo uma mescla de R&B com afrobeat. O trabalho também ganhou clipe com direção de Bruno Dchefe.

Conversa Sincera – Billy Saga e Tuyo

Versando sobre amizade, apoio mútuo e companheirismo, o rapper paulistano Billy Saga se junta à banda Tuyo, formada por Lio, Lay e Machado. O single “Conversa Sincera” está disponível nas plataformas de áudio. O som, antecessor ao seu quarto disco de estúdio, tem patrocínio de Natura Musical. “Conversa Sincera” também traz um videoclipe que retrata a parceria entre os artistas.

Doce Veneno (No Love) – Youngui

Youngui assina “Doce Veneno (No Love)” pelas plataformas digitais. Com produção musical de Fell e beat de Christoffer, o som traz um toque romântico para o trap. Em “Doce Veneno (No Love)”, o artista fala sobre uma relação de entrega e desejo. Primeiro lançamento de Youngui em 2023, o single abre os trabalhos de um EP confirmado para o segundo semestre, público para o que vem por aí: um EP no segundo semestre.

Felina – Spark feat L7nnon

O trapper Spark lançou “Felina”, single em parceria com L7nnon, através das plataformas de áudio. Com produção de Rafa Jah e Ttheuzin, a música ainda tem participação de Maxx na composição. Spark e L7nnon, que se conheceram na Bahia e se tornaram amigos, idealizaram juntos a faixa “Felina”, com o objetivo de trazer algo novo para o cenário musical brasileiro. “Felina” ainda ganhou clipe gravado no Rio de Janeiro.

Forasteiro – Cristal, Paulo Dionísio e MDN Beatz

Cristal está se aventurando por mais um gênero musical em sua nova faixa “Forasteiro” – o reggae. Em parceria com Paulo Dionísio, o single explora temas como liberdade e alegria. Com produção de MDN Beatz e Nitro Di na mixagem e masterização, “a nova faixa de Cristal “Forasteiro” é resultado de uma vontade insaciável da artista de “mudar o tempo todo”, explorando todos os seus limites e possibilidades. Para Cristal, “Forasteiro” significa muito, inclusive devido ao fato de Paulo Dionísio ser uma grande inspiração para a rapper. O som, disponível nas plataformas de áudio, também mostra outra face do trabalho da artista, que tem se divertido muito se abrindo para novos gêneros e estilos musicais.

ISNAIPA – XIS feat. DJ KL Jay

“ISNAIPA” é o primeiro single do novo disco de XIS, “INVISÍVEL AZUL”, previsto para agosto. Disponível nas plataformas de áudio, a faixa conta com DJ KL Jay nos scratch ́s, e tambem ganhou clipe. O vídeo narra a história de um investigador que enfrenta seus dilemas perseguindo sua possível vítima em uma cidade caótica. Com letra fictícia inspirada no jogo Max Payne 2 e no filme Sniper Americano, “ISNAIPA” é um “boom bap pesadão”, com beats programados em MPC pelo DJ Nato PK e arranjos de metais do Willbone. A produção musical é de XIS e de André Abujamra.

Malandrex – DomLaike feat. Vinicin e Bielzin

DomLaike lança seu primeiro single em 2023, “Malandrex”, em parceria com Vinicin (do selo Bairro 13) e Bielzin (do selo Mainstreet). Juntos, eles trazem um trap/funk que fala de um dos lados da realidade da favela. O clipe foi gravado na comunidade do Fallet Fogueiro, no Rio Comprido/RJ, onde DomLaike mora. Disponível nas plataformas de áudio, “Malandrex” fala sobre status, malandragem e quem é verdadeiro. Como diz na música: “Ô malandrex, sem neurose, cadê tu quando a bala comer? (…) mas sabe quem é os de raça, os que bota a bala pra voar. É vários menorzin sabedoria, correria, todo dia no plantão, pra deixar seu legado”.

Melhor Dia 11 – Ilusão Com Autoestima – Teto, MC Ryan SP, MC Daniel, Veigh, MC Davi, Real Bege e Luccas Carlos

Entre os lançamentos do rap nacional de maio está a 11ª edição da collab “Melhor Dia”, intitulada “Ilusão Com Autoestima”, disponível nas plataformas de áudio. O projeto colaborativo conta com as vozes de Teto, MC Ryan SP, MC Daniel, Veigh, MC Davi, Real Bege e Luccas Carlos. A produção musical, bem como os arranjos, são de CheekDom. Mix e masterização por Dom. O produtor fonográfico é o próprio Marcos Baroni, idealizador do projeto, que junto aos demais MCs, ainda assina a composição. “Melhor Dia 11 – Ilusão Com Autoestima” é um exemplo de colaboração e diversidade musical, unindo artistas do funk, rap, trap e R&B.

Maria – Dino D´Santiago e Emicida

Abordar o amor que transcende convenções sociais e desafiar os desígnios patriarcais enraizados na sociedade. Este é o fio condutor que guia “Maria”, disponível nas plataformas de áudio. A música promove uma parceria e um intercâmbio entre o artista português de ascendência cabo-verdiana Dino D’Santiago e o rapper Emicida. Produzida por Nosa Apollo & Seiji, “Maria” ainda conta com obra audiovisual dirigida por Henrique Alqualo. O videoclipe apresenta uma narrativa sensível e dá mais uma camada ao amor sugerido na canção.

Molho – Azzy part. Slipmami

É comum ver canções onde homens expressam seus desejos e fantasias sexuais, mas raros são os momentos que mulheres cantam sobre esses sentimentos. Historicamente, elas tiveram a expressão desses desejos reprimidos, mas agora, Azzy e Splimami chegam para mostrar que são novos tempos e cantam sobre a sexualidade feminina sem papas na língua. ‘’Molho’’, nova música das artistas no ritmo detroit, está disponível em todos os tocadores digitais. O som vem acompanhado por um videoclipe que exala a sensualidade feminina, com cenas quentes onde elas dominam o ambiente.

Nacional Sessions #3 – Bigão, Youngui, Kaemy e MZS

A Família de Rua, em parceria com a Som Livre, apresenta o “Nacional Sessions #3”. Assinado por Bigão (campeão), Youngui (vice-campeão), Kaemy e MZS (semifinalistas), protagonistas do Duelo de MCs Nacional 2022, o single está disponível nas plataformas de áudio. Com produção de DJ Cia, a cypher traz os participantes abordando temas como vivência de rua e ascensão artística. O último verso fica por conta do campeão do Duelo de MCs Nacional 2022, Bigão, que superou Youngui na última edição e entrou pra história, se tornando o primeiro MC de SP a vencer o torneio.  “Nacional Sessions #3” também ganhou clipe gravado no Mercado Novo, um dos pontos mais descolados de Belo Horizonte.

No Papo – Danzo, Niink e Massaru

Danzo sempre enalteceu sua quebrada e raízes no Jardim Nakamura, em São Paulo. A região o ensinou sobre postura e papo reto, para além de ter formado o seu olhar para o mundo, formas de se expressar e como se vestir. As vivências do trapper se cruzaram, então, com as de Niink e Massaru para trazer outro ponto de vista em “No Papo”. Disponível nas plataformas de áudio, o single aposta em um ritmo marcante do trap mesclado com o funk. Apresentada pelo artista como um trap “no melody“, a faixa surgiu a partir da vontade de Danzo em explorar a tendência que se apoia em graves fortes e versos que se encaixam facilmente, sem uma melodia. O convite para os trappers Niink e Massaru somarem no single foi pensado para complementar o experimento. “No Papo” também ganhou clipe, que pode ser conferido no YouTube.

Pulei A Janela – Biel do Furduncinho, L7nnon e MC Daniel

Depois dos hits “Ai Preto”, “Desenrola Bate Joga de Ladin” e “Sei Que Tu Gosta Muito”, que juntos ultrapassam meio bilhão de plays nas plataformas digitais, Biel do Furduncinho repete a parceria de sucesso com L7nnon. O single “Pulei A Janela”, que ainda tem participação de MC Daniel, já está disponível nas plataformas de áudio. Em mais um funk ritmado, Biel do Furduncinho versa sobre um encontro secreto e caloroso na favela. L7nnon e MC Daniel também ajudam a descrever essa mulher da favela. “Na frente dos cria, ela nem rende / na postura, ela marola / Debochada, abusada, saudade cintura de mola”, diz trecho da letra. “Pulei A Janela” também ganhou clipe com diração de Doug Martins.

Quase Um Milagre – Neo

Neo, uma das joias do freestyle carioca, lança seu primeiro trabalho solo em 2023, através das plataformas de áudio. O artista que vem sendo destaque na cena de batalhas por anos consecutivos, mostra, mais uma vez, que está preparado para o mercado musical. “Quase um Milagre” expõe o sentimento de Neo, em um momento em que se sentia desmotivado, estagnado, e precisava expressar ao público que a persistência e a vontade de vencer fariam tudo dar certo. O clipe conta com a direção dos produtores Vz Company e Clout Rec.

RUSSYAN TANJITO – DUPLA 02 e RUBI

Esta não é a primeira vez que a DUPLA 02 e a cantora RUBI se unem para compor. Após o sucesso de BALALAYKA, os três voltam a firmar mais uma parceria para o lançamento de “RUSSYAN TANJIRO”. O single chega através das principais plataformas de áudio com distribuição da Universal Music Brasil. “RUSSYAN TANJIRO” é uma mistura característica do irreverente trabalho da DUPLA O2. Desta vez, Thalin e ENOW trazem referências do estilo de som da rapper russa Instasamka. Além disso, o refrão cita Tanjiro Kamado, personagem principal do anime Demon Slayer. De forma, que a inspiração do título do single une ambas as inspirações. O projeto ainda ganhou clipe. Com direção de Cainã Tavares e Joma Nigra, o audiovisual traz efeitos 3D e promete surpreender o público.

Sonho TrapStar – DaLua

Protagonizado por DaLua, o game “Sonho TrapStar” traz músicas inéditas do artista e até um videoclipe jogável. Ambientado em uma São Paulo invertida, em que o novo vírus Covid-20 transforma humanos infectados em zumbis e a segurança pública é feita de forma terceirizada pela milícia, DaLua tem uma grande missão. O rapper deve se deslocar do Jardim Peri até o centro da cidade para buscar um equipamento e conseguir fazer seu show. A versão demo de “Sonho TrapStar” já está disponível para download na Steam e chega acompanhada do single de mesmo nome, disponível nas plataforma de áudio. Já o videoclipe pode ser conferido no YouTube.

Underdog – Cabal

Cabal apresenta “Underdog”, através das plataformas de áudio, single que também ganhou clipe. Dirigido pelo próprio Cabal e produzido por Oliver Oliveira, o vídeo traz uma animação ilustrada por Smile que remete ao desenho Snoopy, porém na versão “Underdog”. Assim como Charlie Brown, Cabal enfrentou situações difíceis ao longo de sua vida, porém nunca desistiu e sempre manteve sua boa índole e expectativa num futuro melhor. O termo underdog é usado para designar o perdedor esperado de uma competição esportiva, artística ou literária. Ser um “underdog” é ser desacreditado e mesmo assim virar o jogo. Nesse sentido, a turma Charlie Cabal tem grandes histórias de superação, se tornando uma inspiração  para outras pessoas.

Vai Dar Certo (Vai na Fé) – Negra Li – Versão Coral

Negra Li dá voz à música de abertura da novela das 19h da Globo, “Vai na Fé”, que vêm batendo números expressivos de audiência. A canção “Vai Dar Certo (Vai Na Fé)”, com parceria de MC Liro, traz relação com a história da trama, a qual teve inspiração na própria cantora, para a personagem principal, Sol, vivida por Sheron Menezzes. Desta vez, Negra Li preparou um projeto mais que especial, a versão coral da música que faz tanto sucesso como abertura da novela. Conectando a força do coral à música, com a produção de Bruno Oliveira e da mensagem da letra que se relaciona em seguir em busca de seus sonhos com a fé. A versão está disponível no canal de Negra Li no YouTube.

Vizão de Cria 3 – NADAMAL

A tropa da NADAMAL, conhecida por seus sucessos “Vizão de Cria 1” e “Vizão de Cria 2”, está de volta com uma nova edição e que promete ser hit. Disponível nas plataformas de áudio, a música conta com a colaboração de nomes pesados do hip hop brasileiro. São eles: Anezzi, Filipe Ret, MC Maneirinho, PJ Houdini e Caio Luccas além das participações especiais de MC Cabelinho e L7nnon, que se unem ao time para fortalecer ainda mais a banca. Com a produção de Dallass, responsável pelo beat do cypher, “Vizão de Cria 3” apresenta um poderoso e envolvente trap, que serve de base para as rimas contundentes dos MCs.  O trabalho também ganhou videoclipe, que pode ser conferido no canal oficial da NADAMAL.

Compartilhar:

Portal Rap Dab

Portal Rap Dab – Tudo Sobre Rap Nacional é conhecido por agregar conteúdo à cena do estilo no Brasil. Desde 2017, o veículo independente divulga notícias tanto sobre o gênero musical quanto os demais pilares do hip hop. De forma que o rap, o DJing, o breaking e o graffiti estão entre as pautas do portal de notícias e suas redes sociais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo