DestaquesNotícias

Favelinha CITY Joaniza, realiza ação em comemoração ao dia favela neste final de semana

Neste domingo, 5 de novembro, acontece mais uma edição especial Favelinha City, em comemoração aos 30 anos de comunidade e em celebração ao Dia da Favela. O evento ocorre na Favelinha City, que fica localizada na Rua Milton Daniels, a região da Cidade Ademar, na Vila Joaniza em São Paulo.

Celebrando também o mês da Consciência Negra no território da Cidade de Ademar, o Favelinha City Joaniza 30 anos (parte 7), contará com Sarau, Dj’s, danças urbanas, Lambe Lambe, ação social com as crianças, muito RAP e diversas atividades para quem estiver presente. Serão 13 horas de festa, em uma ação cultural que conta com o apoio do governo da Subprefeitura da Cidade de Ademar.

O evento além de trazer inúmeras celebrações, contará com mais de 12 apresentações e participações especiais, dentre elas: Thaíde, Cris SNJ, Pretinho Black, DeLua, DJ Simmone Lasdenas, Ana Preta, Sarau Enfretamento Preto e muitos outros. (Veja abaixo todos os confirmados)

O projeto foi contemplado pelo edital de fomento a Periferia da cidade de São Paulo em sua 7 edição de 2022.

Segundo palavras da organização: “A ação cultural, terá como principais objetivos em promover, fortalecer e fomentar às culturas periféricas com o apoio financeiro a artistas e coletivos culturais que residam em bairros com altíssimos índices de vulnerabilidade social, e que promovam práticas de combate ao racismo e ao machismo.”

Os shows contarão com a presença e participação de dançarinas de Rua, DJs, MCs e Grafiteiras, bandas de forró e samba. Sempre evidenciando o protagonismo da mulher e do homem preto periférico e suas estéticas artísticas, considerando ainda questões de equidade de gênero.

DOCUMENTÁRIO FAVELINHA CITY

Além disso, o Favelinha City está preparando um documentário. O projeto que está sendo produzido e tem previsão de lançamento para janeiro de 2024, narrará a história da Favelinha city Joaniza, da zona sul SP e conta como uma comunidade periférica produz cultura e festivais de culturas, com músicas periféricas em comemoração aos mais de 30 anos de sua existência. O doc contará ainda com entrevista de moradores, artistas e produtores culturais que residem na própria comunidade.

VINIL ‘COLETÂNEA FAVELINHA CITY 30 ANOS JOANIZA’

O Favelinha, ainda está trabalhando no Vinil ‘Coletânea Favelinha City 30 anos Joaniza’, que trará uma forte mensagem contra o Machismo e o Racismo e que é uma ação do Projeto Núcleo de Formação Cultural Favelinha City 30 anos, contemplado na 7 edição do Edital de Fomento a Periferia, Secretaria de Cultura Municipal da Cidade de São Paulo em 2022. Ainda dentro da comemoração dos 30 anos da comunidade, que acaba de ser lançado, apenas em vinil, o álbum ‘Favelinha City’

O álbum é uma produção compartilhada entre artistas e produtores culturais, com compilação de 13 faixas, são músicas de vários irmãos e irmãs, com intersecções de gerações diferentes, com encontro cabuloso de pelo menos 3 gerações do Rap Brasileiro, com instrumentais, skit vocais, e muito rap nacional.

O disco foi fabricado em São Paulo, na Vinil Brasil, aos cuidados do DJ Alquimix, que teve todo um cuidado em alinhar as produções musicais recriando o fluxo do disco, pensando inicialmente pelos DJ LLobato, Sandro Lobato e pela MC Amanda NegraSim, artista que integra a rede de parcerias e produtoras culturais da comunidade Favelinha City.

ARTISTAS CONFIRMADOS NA AÇÃO CULTURAL

Dentre as artistas confirmadas no evento, está Amanda NegraSim, uma artista que reside e produz conteúdo a partir de suas vivências na favela e na cultura HipHop, que já lançou inúmeros álbuns na cena e já gravou mais de cinco vídeo clipes na comunidade. Com origem da cidade de Cotia e com raízes na Congada de São Benedito de Cotia e da Escola de Samba Grêmio Recreativo Mocidade Alegre de Cotia (já extinta), escola da qual sua mãe foi presidente nos anos 90, NegraSim já fez turnê intercâmbio em Angola no ano de 2017, gravando e produzindo durante a pandemia o seu álbum AfeoQueen Sounds em Vinil, CD e plataformas digitais.

Além disso, a artista prepara um lançamento inédito, que contará com a participação da artista cubana radicada na França, Lá Dame de Blanche e que foi gravado na comunidade. A faixa tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2024.

Confira os últimos lançamentos de Amanda NegraSim:

DJ Llobato, mais um importante nome confirmado na ação cultural, é um artista que tem sua origem na Favelinha City Joaniza. O artista conta que reside com sua família na região, desde sua fundação no inicio dos anos 90. Integrante do grupo de rap Afável e Posse 4 Elos a mais 20 anos, no ano de 2002 criou na Favelinha o grupo de rap Ato de Fé, com seu ex-parceiro Wal.

O DJ lançou com o grupo de rap Afável, trabalhos em formato de vinil e CD. Já no ano de 2022, DJ Llobato apresentou o disco Palavras Preta, produzido pelo DJ Tony Di. Chegando em 2023 o artista chegou com a mixtape GhostblackTape, que contou com beats, músicas gravadas e produzidas na Favelinha City Joaniza; entre os anos 1998 a 2023.

Somador da tecnologia de serviços públicos e atualmente compartilhamento a gestição cultural da biblioteca Luiza Mahin, com os moradores e liberanças da comunidade, LLOBATO é um nome de grande importância para a região e segue enaltecendo os conceitos do Hip Hop em suas atitudes, músicas e perante a socidade.

Confira as músicas do artista no Spotify:

https://open.spotify.com/intl-pt/track/1tdOTCXCC2JE5tEO0YaorA?si=kdhGvqFcT7GomU3fz128Bg&nd=1

Biblioteca Luiza Mahin

A biblioteca Luiza Mahin, é um espaço criado pela comunidade em parceria com artista e produtores culturais da comunidade, que vem a cultura como ferramenta de estratégia e transformação social, considerando a cultura como educação e mobilização social e coletiva, assim como prega os conceitos do Hip Hop.

A biblioteca existe à 7 anos na Favelinha City Joaniza, e outros 5 anos na Casa Herdeiras de Aqualtune no bairros do Capão Redondo e Jd Ângela. A ideia da do projeto Luiza Mahin, surgiu a partir da Dona Georgina (mãe de DJ Llobato) que em 2015 voltou a residir no Povoado do Cruzeiro, interior do estado do Maranhão, onde passou a trabalhar com agricultura familiar e onde manteve as suas tradições rurais culturais familiar da umbigada, bumba reggae, samba de crioula.

Tudo isso e muitas atrações culturais neste domingo, 05 de novembro, no Favelinha City Joaniza 30 anos (parte 7). Não perca!!!

Compartilhar:

Mateus Araújo

CEO do Portal Rap Dab, criado em 2017. Estudante de Marketing e da vida! Busco agregar valor ao Rap Nacional com notícias, papo reto e muita ideologia em meio o meu corre. Respeito é a base de tudo!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo