DestaquesEntrevistas

Entrevista: TETO e sua vida de filme

O "Rei das Prévias" agora parece se coroar nos lançamentos, em entrevista ao Portal Rap Dab, Teto fala sobre a carreira musical e seu novo som

Clériton Sávio Santos Silva, 21, o rei das prévias, ou mais conhecido por seu nome artístico, Teto. O artista baiano nasceu em Jacobina (BA), lugar rodeado por serras, lagos, rios e cachoeiras que fica a 339 quilômetros de Salvador, um paraíso turístico, claramente quem conhece o local vai entender porque o novo sucesso do artista leva o título de “Minha Vida é Um Filme”.

Trapper, cantor e compositor brasileiro, Teto ganhou notoriedade quando passou a soltar as prévias de suas músicas no YouTube que, posteriormente, foram lançadas não oficialmente em vários canais de redes sociais como o TikTok e Instagram, alcançando milhões de visualizações. Ainda sem haver a pretensão de ganhar os holofotes, já nascia ali um nome que geraria curiosidade do mercado  musical.

Nascido em 19 de outubro de 2001, os parabéns ao artista chegam sempre antes da data de seu aniversário, ele contou em algumas entrevistas que tem em sua memória ouvir o pai tocando e cantando em casa gêneros musicais como pagode, axé e MPB, uma das referências que o fez começar a compor aos doze anos e, anos depois, gravar produções em seu quarto.

CARREIA: TETO

Enxergar a música como profissão levou um tempinho a mais, em 2018 lançou algumas faixas, mas a sua explosão nas caixas de som e fones de ouvidos vieram  ao final de 2019, quando começou a realizar lives no seu Instagram para divulgar suas composições. Suas produções passaram a chamar a atenção de seguidores e formar um público de fãs, nascia ali o “Rei das Prévias”, com vídeos que alcançariam milhões de visualizações em vários canais.

A  repercussão encontrou outro nome, esse já com lugar garantido nos palcos de grandes festivais e no topo do streaming, o rapper Matuê, que se aproximou de Teto com o interesse em fazer um feat da faixa “M4”, e o que seria apenas uma parceria, mais tarde viraria um convite para gravadora de Matuê, a 30PRAUM

O contrato foi assinado em janeiro de 2021, Teto se tornou 30, e ao entrar para esse número passou a multiplicar os seus, ali era o início definitivo de sua carreira.

O single M4 que deu início a essa história, sendo lançado já pela 30PRAUM, ficou no Top 15 de músicas no Spotify das mais ouvidas no Brasil com poucos dias de lançamento, em 2019. A faixa também cravou no Top 5 das mais ouvidas por 2 meses consecutivos no país. “Prévias zip”, o primeiro EP de Teto lançado em abril de 2021,  colocando as faixas “PayPal”, “Dia Azul” e “Manhã”, em alta no YouTube, o álbum alcançou o primeiro lugar das paradas musicais da Apple Music Brasil e iTunes Egito.

TETO I ENTREVISTA: LANÇAMENTOS E SHOW

Em um papo com o Portal Rap Dab, ele contou um pouco sobre o seu momento vivido, seu último lançamento “Minha Vida é Um Filme”, até o momento já possui mais de 3 milhões e meio de visualizações no YouTube, o artista possui mais de 6 milhões de ouvintes mensais no Spotify.

O afrobeat que chegou na pista com seu último clipe. Gravado na Bahia, sua terra que é exaltada em imagens belíssimas enquanto o artista esbanja a voz aveludada em sua nova etapa da carreira, “O público não está acostumado a associar o trap ao nordeste, a gente incomoda muita gente, tanto eu quanto o Matuê, Jovem Dex, o Baco mais uma galera que faz trap no nordeste incomoda muita gente. Meu lançamento foi proposital, quero que as pessoas olhem para cá, tá ligado? Vejam a cena daqui, olhem para mim também! Sou um artista baiano nordestino, a minha música tem muito sobre a Bahia, escolhi esse clipe para homenagear a minha terra”

Foi no maior festival de música do Rio de Janeiro  que Teto viu a força do seu  som, para setembro ele já é um dos nomes confirmados para o nome evento que pretende virar tradição no país, o The Town, dos mesmo organizadores do Rock in Rio, irá ocorrer em São Paulo, uma nova Cidade do Rock que irá abraçar diversos gêneros musicais.

O evento contará com grandes nomes internacionais, como Bruno Mars, Post Malone, Ne-Yo, Foo Fighters, entre outros. “Quero cada vez mais evoluir e trazer algo inovador, no The Town pretendo realizar um  show que marque as pessoas, comecei no Rock in Rio e sinto que essa será mais uma oportunidade para mostrar o meu trabalho”.

Os artistas nordestinos e mineiros chegam como uma avalanche no cenário musical, o meio artístico do rap, trap e hip hop há alguns anos parecia ser paulista e carioca, hoje, experimenta um sotaque diferente, representativo e com uma caneta criativa que quer atravessar o país,  “Enfrentei dificuldades em shows  no Rio e em SP, é um público que você precisa ter algo fora da curva para chamar a atenção, então fui evoluindo muito desde os primeiros shows para cá. Acredito que o público do nordeste ainda é muito carente desses eventos, sinto que preciso proporcionar esses momentos aqui para o meu povo”.

TETO: MINHA TERRA

Toda a cultura de sua infância, as músicas que ouviu e o que  aprendeu no interior, Teto busca colocar em suas composições, esse detalhe é notado desde suas prévias entrarem no YouTube, “As dobras que faço na música, sou eu trazendo o Brasil e o nordeste na minha música, isso representa muito a gente, tanto lá fora quanto aqui. Boto muita fé nesse potencial e nesse tipo de som que estou ouvindo muito agora”.

“Algumas pessoas nem sabem que eu sou baiano. Já passei por algumas coisas,  pessoas não fazem ideia de como eu sou,  de como é a Bahia. zoaram o meu sotaque. Tenho muito orgulho de ser baiano, ser nordestino.”

Sem frequentar muitas festas, curtindo mais curtindo cachoeiras com os amigos, ele fala que ainda fica tímido com entrevistas e que sua vida é normal, “Gosto muito de jogar videogame com meus amigos, também temos o timinho da jogatina, sou de boa, não sou muito de festa, sou mais de viajar com a minha mulher para praias e cachoeiras. Eu nasci na Chapada da Diamantina, em Jacobina, então a cachoeira para mim sempre foi algo do final de semana. Realmente, morar em São Paulo não dá pra mim”.

Em breve, o trapper irá iniciar uma turnê pela  Espanha, há muita expectativa para partir para Europa com a equipe, o que há pouco tempo era gravado em seu quarto, já não possui limites geográficos, “Já fui pra Portugal, Estados Unidos e sempre tem um fã que sabe de tudo . Confesso que estou nervoso com a Espanha por não saber falar em espanhol, mas estou estudando um pouco para chegar mais inteirado, mas vou levar minha arte com tudo. Estou indo com a equipe completa”.

OS FÃS DE TETO


A fidelidade de quem o acompanhava desde que as produções eram soltas ainda sem finalização, mudou para estar diante de um palco com diversas faixas viralizadas, colocando a família de fãs em outro momento. Teto se orgulha de ter fãs muito fiéis e com suas letras afiadas na ponta da língua, atualmente, possui estúdios para gravar o que pensa e sente, mas a casa sempre será um refúgio musical, “Hoje temos o estúdio da 30 em Fortaleza e a sede em São Paulo com outro estúdio, mas  ainda não deixei de gravar em casa, não consigo. Tenho meu Home Studio em casa, não é nada muito profissional, mas montei para quando eu estiver em casa de bobeira e vier uma parada,  já vou lá e gravo”.

Recentemente, Teto retornou a escola onde estudou em Jacobina, o Colégio Municipal Elvira da Costa Pinto Dias Pires,  e causou fortes emoções nos alunos que queriam abraçar e conversar com o cantor. E foi em uma praça em frente ao lugar onde se formou que realizou um show gratuito que lotou todo o espaço no dia 2 de abril (domingo). 

O evento foi um verdadeiro resgate de suas raízes, o show contou com participações de artistas independentes e de todos os amigos que são dali e convivem com o artista desde a infância. Quando questionado sobre os seus ídolos, a música que é sua paixão, traz alguns nomes, mas a família rouba a cena, “Me inspiro nos exemplos da minha família, óbvio que tenho minhas referências musicais, isso tudo contribui para inspirações, mas me vejo mais como o meu pai e minha mãe”.

Compartilhar:

Ana Carla Dias

Jornalismo e Direção de Arte

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo