Cultura de RuaDestaquesLançamentosNotíciasRap e Funk NacionalSociedade

TROPICADELIA: A UNIÃO DE GRANDES VOZES EM LONDRINA

Evento em Londrina (PR) reúne as maiores vozes do rap brasileiro em agosto de 2023! Confira os artistas já confirmados.

O Festival Tropicadelia está em sua segunda edição em  Londrina, o evento está marcado para o dia 26 de agosto (sábado), e irá trazer para dois palcos diversos artistas para um público apaixonado por cultura musical. Uma das características do evento é a variedade em estilos, vindo de um projeto idealizado com o propósito de levar alegria às pessoas através da música, dentro de um mega festival, a primeira edição do evento contou com grandes nomes da música: Filipe Ret, Criolo, Marcelo D2, Cone Crew Diretoria, Froid e Cynthia Luz

Para a segunda edição em 2023, a curadoria na busca de artista surpreendeu a todos, o que fez com que os ingressos quase esgotassem no primeiro dia de vendas! Nomes como, Matuê, Seu Jorge, Flora Matos, Djonga, BK, Major RD, Froid, Kayblack e Veigh já estão confirmados. O endereço do evento será novamente o Parque de Exposições Governador Ney Braga, local de grandes feiras e festivais na cidade de Londrina.

Os shows serão distribuídos em dois grandes palcos:

O palco Tropical irá contar com os maiores nomes do rap, trap, reggae, mpb e psicodélica entre outros ritmos similares do gênero. Já o palco HYPE pretende  abrigar os grandes nomes da cena eletrônica.

ESPAÇOS I TROPICADELIA

PISTA

É o lugar de curtir com a turma e encontrar a galera. A pista dá acesso aos 2 palcos, mas NÃO ao Frontstage, Backstage Hype e Tropical Lounge. Conta com praça de alimentação completa, bares, ativações e muitas outras experiências.

FRONTSTAGE

O Frontsage é uma área exclusiva, localizada bem em frente aos palcos TROPICAL e HYPE com serviços exclusivos. Também dá acesso à pista comum.

TROPICAL LOUNGE – OPEN BAR E FOOD (INGRESSOS ESGOTADOS)

O lugar mais f#d@ do festival! Com visão em frente ao palco TROPICAL E HYPE, com acesso a Pista, conta com Open Bar e Open Food durante as 12 horas de festival (O serviço de Bar e Food será disponível apenas no palco TROPICAL, no palco HYPE será servido apenas o Open Bar).

BACKSTAGE HYPE CLUB (OPEN BAR)

É o local que você vira parte do show, com Open Bar Premium, ele fica em cima do palco HYPE, ao lado dos Djs e dá acesso ao Tropical Lounge.

ARTISTAS I TROPICADELIA

SEU JORGE 

Primogênito de quatro filhos, Seu Jorge teve uma infância dura no bairro Gogó da Ema, em Belford Roxo (Rio de Janeiro).  Desde adolescente, frequentava as rodas de samba cariocas acompanhando o pai e os irmãos em bailes funks e bailes charmes da periferia, e logo cedo começou a se profissionalizar cantando na noite. 

Em entrevistas, Seu Jorge já contou diversos momentos difíceis de sua vida pessoal, elementos que construíram seu ponto de vista e também formaram seu caminho até a arte. Com diversos discos de sucesso, hits atemporais, o artista é uma das maiores representatividades negras atuais.

Integrou de diversos filmes e seriados brasileiros e é considerado e respeitado como um dos maiores multiartistas brasileiros da atualidade. Irá se apresentar no Festival Tropicadelia ao lado do DJ CIA.

MAJOR RD

Nascido em Campo Grande, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, Major RD vem ganhando seu espaço por conta de sua lírica incomparável e seu flow agressivo, se tornando assim, um dos principais nomes do atual cenário do rap nacional.

Sócio da gravadora e grupo Rock Danger, criada em 2021 pelo empresário Ycaro Torres, também com o sócio Dj Natan, a gravadora rapidamente se tornou uma das maiores do país no curto período de existência, um dos grandes destaques do Rap Nacional em 2022.

No último ano, as apresentações de Major RD ganharam um espaço e relevância gigante dentro do cenário musical, com shows lotados e multidões de fãs que dão um show à parte ao som do carioca. Ele estará presente no Festival Tropicadelia.

MATUÊ

Matuê é um rapper de Fortaleza (CE), ficou muito conhecido na cena musical com os singles “Anos Luz”, lançado em 2017 e pelo álbum “Máquina do tempo” lançado em 2020. É considerado um dos símbolos do trap brasileiro.

Durante sua infância, aos oito anos de idade, se mudou com seus pais para Oakland, cidade localizada no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, ficando por três anos no país. Matuê iniciou sua carreira em 2015, lançando seu primeiro e único mixtape de reggae, chamado Reggae, produzido pela 30PRAUM, um selo fonográfico e produtora musical cearense de rap e trap brasileiro fundado em 2014 pelo artista e pela diretora executiva Clara Mendes e pelo rapper.

O artista, junto do seu selo 30PRAUM, lança não só músicas de sucessos, mas também convoca nomes nordestinos para brilhar nos palcos e ascender na música, Matuê já um dos músicos que mais faz bilheterias em shows na atualidade do mercado do rap. O artista estará presente no Festival Tropicadelia ao lado de WIU.

FESTIVAL TROPICADELIA

WIU

De Fortaleza, CE, WIU é um rapper, compositor e produtor musical que ganhou notoriedade com os singles “Felina”, “Horas Iguais” e pelo álbum “Manual de Como Amar Errado” lançado em 2022.

Desde criança é apaixonado por hip-hop e com 15 anos lançava suas primeiras músicas como cantor independente através do Soundcloud e YouTube, onde começou a ganhar notoriedade e em 2019, foi convidado pelo Matuê para fazer parte da sua gravadora 30PRAUM. Foi lá que lançou seu primeiro single “Sucrilhos”, em 2021. O artista já participou de diversas turnês com os músicos da gravadora e realiza shows por todo o Brasil, estará novamente ao lado de Matuê no palco do Festival Tropicadelia.

FLORA MATOS

Flora Matos é nascida em Brasília (DF),  a cantora de rap brasileira lançou de forma independente seu primeiro álbum, Eletrocardiograma. Aos 13, passou a frequentar bailes de RAP, e aos 17 anos, Flora Matos se apresentou como MC ao lado de DJ Brother e recebeu o prêmio de melhor cantora do ano em Brasília. 

Em 2008, concluiu sua primeira turnê independente pela Europa, se apresentando em Paris, Angers (Le Chabada), Le Mans, Lisboa, Porto, Bolonha, Olivetto e Napoli. Lançou seu videoclipe “PRETIN” 100% independente, em 2011, que foi Top10Mtv o que levou a música à indicação de “Hit do ano” no VMB2011. Suas músicas falam muito sobre relações e afetos, álbuns repletos de hits com faixas entre trap, samba, grime, drill, boom-bap, gospel americana, baiana e afrobeats,

Recentemente a artista ultrapassou a marca de 1 milhão de ouvintes mensais no Spotify, uma marca impressionante para um artista independente. Ela estará presente com seu show no Festival Tropicadelia.

BK 

Diretamente do Rio de Janeiro, o rapper BK é considerado um dos nomes mais influentes do cenário do rap brasileiro. Em sua letra, apresenta como seus principais temas a violência policial, desigualdade, racismo, suas conquistas, amores, farras e reviravoltas em sua vida pessoal.

BK estreou no cenário do Rap Nacional com o lançamento do álbum Castelos & Ruínas em parceria com o coletivo Pirâmide Perdida Records, uma gravadora independente. Em 2017, lançou o seu primeiro extended play, Antes dos Gigantes Chegarem, Vol. 1, com três faixas. Segundo o próprio artista, é uma síntese das ideias trabalhadas em Castelos & Ruínas.

O quarto álbum da carreira. Intitulado “Icarus”, o trabalho sucede o EP Cidade do pecado, lançado em 2021, e mostra um lado diferente do rapper carioca que surgiu nas batalhas de rima em um circuito fora dos meios de grande divulgação ganhando relevância nacional com um estilo muito próprio de fazer música. Estará presente em um show histórico no Festival Tropicadelia ao lado de Djonga e Froid.

DJONGA

Djonga é considerado um dos nomes mais influentes do rap na atualidade, o artista chama a atenção por sua lírica afiada, marginalizada e agressiva e por suas fortes críticas sociais nas letras.

Nascido em Belo Horizonte começou a carreira num sarau de poesia, chamado Sarau Vira-Lata. Começou, também, a frequentar o estúdio de Chuck, conhecido como Oculto Beats, o qual produziu uma beat que Djonga musicou com uma poesia que escrevera antes, fazendo surgir “Corpo Fechado”, seu primeiro single.

Hoje, após seus álbuns “ Heresia”, “O Menino Queria Ser Deus”, “Ladrão”, “Histórias da Minha Área”, “Nu” e “Dono do Lugar, ele tem números absurdos de reprodução em plataformas é uma referência musical, está em um grande show no Festival Tropicadelia, ao lado de Froid e BK.

FESTIVAL TROPICADELIA

FROID

Froid é um rapper mineiro que carrega o nome artístico Froid em homenagem ao pensador e pai da psicanálise Sigmund Freud.

Sua carreira começou na música no ano de 2011 quando o cantor e compositor fundou com outros dois parceiros o grupo de Hip Hop “Um Barril de Rap”. Inicialmente os integrantes do grupo eram o próprio Froid, Sampa e Yank. Após um tempo, o beatmaker Disstinto também entrou no grupo. Em 2017, o grupo foi desfeito após a saída de Yank, assim Froid seguiu em sua carreira solo. Em sua carreira solo, Froid lançou diversos hits a partir do ano de 2017 no qual ficaram rapidamente notórios por sua batida envolvente e rimas filosóficas, assim agradando diversos tipos de amantes de rap.

O artista fará sua segunda apresentação no evento em 2023, após cantar com Cynthia Luz em 2022, primeira edição do evento, está dividindo o palco com Djonga e BK em uma apresentação histórica no Festival Tropicadelia.

KAYBLACK 

O rapper Kaique Menezes, o Kayblack, 21 anos, é um dos representantes da intersecção entre o rap e o funk. Artisticamente os dois gêneros possuem a mesma raiz periférica do Brasil, agora correm mais do que juntos nas produções do artista. Em sua arte, Kayblack é capaz de unir os dois mundos, o chamado “trapfunk”. Começou sua trajetória no funk, aos 12 anos, quando já escrevia seus versos e projetava seu sonho de viver da música e, em 2020, lançou seu primeiro single, Bandido Mau, que soma 5 milhões de reproduções no YouTube.

Antes do sucesso, Kayblack e MC Caverinha gravavam vídeos amadores no quintal de casa. Kaique celebra o fato de tirar a família da pobreza e relembra das dificuldades do passado. O artista estará presente no Festival  Tropicadelia para a alegria dos seus fãs de Londrina e região.

MANEVA

Uma banda musical brasileira de reggae formada em 2005 na cidade de São Paulo. É composta por Tales de Polli (vocal), Felipe Sousa (guitarra), Fernando Gato (baixo), Fabinho Araújo (bateria) e Diego Andrade (percussão).

O nome da banda é de origem africana e significa “prazer”, com 16 anos de carreira, o grupo possui quatro álbuns de estúdio, três álbuns ao vivo, dois EPs e quatro DVDs.

A mistura de ritmos tão particular do MANEVA definitivamente conquistou o público, sempre presente em festivais completamente lotados. Um grande coral se forma a cada canção, transformando o show em uma celebração cheia de energia, liberdade e, principalmente, amor! Representando o raggae e a calmaria da tarde de apresentações, a banda chega com tudo para o Festival Tropicadelia.

VEIGH

Diretamente da zona oeste de São Paulo, cantando e compondo com a mescla de rap e trap, Veigh traz uma voz forte e melódica, junto do seu beat eletrônico com  letras profundas sobre emoções e críticas sociais.

Ele lançou o segundo álbum da carreira, “Dos Prédios Deluxe”, e bateu recorde na semana do lançamento ao estrear em primeiro lugar global do Spotify. Veigh segue no topo com no topo da plataforma no Brasil. Ele vem com tudo para o Festival Tropicadelia.

FESTIVAL TROPICADELIA

GARANTA O SEU INGRESSO! SEM DÚVIDAS É UM DOS ROLÊS MAIS AGUARDADOS DO ANO.

Compartilhar:

Ana Carla Dias

Jornalismo e Direção de Arte

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo