DestaquesNotíciasSociedade

Festival Gastronomia Preta: O Sabor das Origens

Evento reúne chefs de cozinha de todo o país para celebrar o povo preto na gastronomia, nos dias 25 e 26 de novembro, no Rio de Janeiro

Caso queira conhecer bem o Brasil, primeiramente tenha em mãos um garfo e uma faca, e se puder também reserve uma colher, porque tem muita coisa boa dando sopa por aí, e não é atoa que um dos eventos com mais brasilidade deste ano, irá apresentar a cultura através dos mais variados temperos e ingredientes. Alguns sabores ou especiarias você talvez ainda não conheça, mas quando experimentar só terá um resultado: ÁGUA NA BOCA.

Já com data marcada, mas ainda criando mistérios e expectativas em torno de sua na localização, o Festival de Gastronomia Preta, idealizado pelo chef Breno Cruz, será realizado nos dias 25 e 26 de novembro, com um coquetel marcado para o  dia 27, em celebração ao Prêmio Gastronomia Preta.

Recentemente Breno participou do programa Masterchef Brasil, da Rede Bandeirantes, agora, com esse evento, o cozinheiro propõe dias de acolhimento e muito sabor, o objetivo principal é a celebração do povo preto na gastronomia, evidenciando a criatividade, dedicação e competência de quem estuda cada nota de sabor e ingrediente que leva ao prato.

E, em receita que o chef quer… todo mundo mete a colher! O festival promete estar cheio de bons de prato, bons de garfo e de cozinha, a partir da necessidade em representar e valorizar os profissionais da culinária em todo o Brasil. Por todos os dias, além da estrela central que é a gastronomia, haverá um espaço exclusivo para a cultura e uma das atrações artísticas já confirmada é a talentosíssima Jessica Ayo, que irá brindar as festividades com a sua voz maravilhosa, além de sua apresentação todos poderão curtir artistas do samba, pagode, funk, cirandas e expressões artísticas de coletivos pretos do Rio de Janeiro.

O evento gastronômico irá contar as histórias que estão por trás dos ingredientes brasileiros, revelando profissionais que merecem destaque e que ainda estão invisibilizados na área, um dia de movimento e do “pretagonismo”, urgência de protagonizar profissionais pretos e pardas da culinária e da arte.

FESTIVAL GASTRONOMIA PRETA 

Tudo começou em 2022, com a primeira edição do Prêmio Gastronomia Preta, o prêmio se tornou referência nacional no enaltecer desse ofício culinário e, de acordo com a Lei 7.180 de 20 de Dezembro de 2015, a gastronomia é um bem material e imaterial do Estado do Rio de Janeiro. O tema deste ano para o festival é “Mulheres Pretas”, além de comida boa, oferecer temas de reflexão e de educação garantem ainda mais sabor ao encontro, outra forma de poder presenciar muita resistência e resiliência, com o privilégio de apreciar a alta gastronomia quilombola.

O festival possui a parceria do MPT-RJ (Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro), instituição que acredita na educação profissional e no poder de transformação que o trabalho proporciona. Também está junto do festival a equipe do Pretomania da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), um projeto de extensão do Bacharelado em Gastronomia que evidencia a culinária da África, que pretendem formar 25 jovens pretos(as) periféricos(as) para atuação no segmento de alimentos e bebidas.

No Festival Gastronomia Preta esses alunos formados estarão juntos com outros chefs, cozinheiros e demais profissionais da gastronomia preta, oferecendo seus produtos e serviços, além de um palco destinado aos profissionais de ponta na gastronomia, eles darão aulas e palestras, contando histórias que ensinam e ajudam a valorizar ainda mais a ancestralidade do Brasil.

Compartilhar:

Ana Carla Dias

Jornalismo e Direção de Arte

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo