Cultura de RuaDestaques

Opinião: Como podemos ajudar o rap nacional a se desenvolver em 2021?

É necessário falarmos sobre o nosso movimento do rap nacional e como podemos fazer para que ele cresça, ainda mais neste ano.

A pergunta não é simples de se responder e muito menos acharemos uma solução rápida para isso, porém, o rap nacional está crescendo de forma grandiosa no país e podemos afirmar que é o gênero que mais cresceu neste ano. Em 2019 o Hip Hop foi considerado o ritmo mais ouvido dos Estados Unidos e claramente, caminhamos para um cenário próximo no Brasil.

Óbvio que temos melodias e músicas que são hinos nacionais dos mais variados gêneros como: MPB, Samba, Rock, Funk dentre outros. Porém o RAP junto ao seu subgênero TRAP, no ano de 2020 alcançou visualizações, lugares e regiões em que não havia alcançado ainda. Um grande exemplo é o lançamento do álbum ‘Máquina do Tempo’ do Matuê, que estreou como o disco de brasileiro mais ouvido em 24 horas na história do Spotify, ultrapassando o recorde da cantora Anitta.

Ainda que muitos estejam alcançando altos números nas plataformas e lançamentos, outros não conseguem o mesmo sucesso dentro das plataformas digitais e redes sociais, mesmo com anos de caminhada e respeito dentre os primórdios do movimento. Isso pode acontecer por conta da grande massa de jovens que predominam nas redes, com menos sede de conhecimento da base, mas com muita sede de interação, a grande maioria não quer saber dos fundamentos do movimento.

Infelizmente no rap nacional, a falta de união é gigantesca

Mas também podemos falar sobre os artistas que estão no topo e não buscam ajudar os que estão embaixo, algo que se basearmos em outros ritmos como o Sertanejo, Funk, Pagode, acontece com menor frequência. As próprias mídias de rap nacional que abordam lançamentos, em pouca das vezes, tem o seu conteúdo compartilho por um rapper do mainstream, mesmo falando sobre eles, ignoram o nosso trabalho, e consequentemente ignoram também outros artista independentes.

No RAP nacional, infelizmente vemos muitos pisando em suas raízes e algumas das vezes, só lembrando de si mesmo após alcançar a fama desejada, acreditando que o número de visualizações, é o que define a melhor música do ano, ou não, algo superficial dentro do movimento Hip Hop.

“A fama tem o seu preço e valor, mas nem todos sabem lidar com ela”.

Alguns mídias também não exaltam novos mc’s independentes, buscando apenas os conteúdos que engajam e que trazem hype para a página. Não que isso seja errado, porque trabalhamos com algoritmos e precisamos de engajamento das plataformas, mas com toda a certeza, é possível encaixar postagens de mc’s independentes que merecem maior atenção no cenário.

E se você parar para analisar sobre o real “problema” do desenvolvimento do cenário do rap nacional, não acharemos um ponto específico, mas sim uma palavra que não usamos no dia de hoje… a UNIÃO. Na visão de um administrador de mídia do gênero, enxergo a desunião entre muitas das páginas de notícias/rap/trap/meme e etc… e isso claramente, é um reflexo de todo o caos que acontece na base com os artistas, entre tretas por hype e sede de views.

Não é uma crítica direta e sim uma mensagem para todos nós do movimento no país, é um alerta!

Este texto não é uma crítica direta as mídias e nem aos artistas do mainstream, mas sim, um pedido de UNIÃO e AJUDA de todos do cenário, para que possamos profissionalizar e ajudar o movimento no país ficar ainda mais forte. Todos precisam sobreviver do que amam, seja produtores, mc’s, criadores de conteúdos, fotógrafos, páginas, videomakers, designer’s, Dj’s dentre outras áreas… ajude quem você conseguir, nem que seja com uma simples marcação em sua rede social.

Então a parada que eu realmente quero enaltecer é, vamos nos unir no ano de 2021 em todas as causas possíveis, – se for preciso jogar fogo em um racista, que estejamos unidos como RAP. Se for necessário lutar contra o machismo no movimento, preconceitos e estereótipos, que estejamos alinhados em nossas ideologias. Se precisarmos colocar hashtags de todos os lançamentos do cenário, vamos fazer. Se um artista que você curte lançou uma música, compartilhe! Se você puder compartilhar a música, arte, foto ou produção de cada artista que ainda não é tão reconhecido mas que admira, estará ajudando de forma grandiosa, mesmo em mínimas atitudes.

PLANTE O MELHOR PARA O MOVIMENTO!

Eu, Mateus Araújo, CEO do Portal Rap Dab, estou sempre buscando a evolução em nossos conteúdos e também na forma que abordamos os temas relacionados à cultura. Ao longo dos anos, percebi que o Hip Hop em si, não se trata apenas de flows e métricas bem encaixadas, vai muito além de tudo que esta aos nossos olhos e ouvidos, está em nossas atitudes e também na forma em que posicionamos os nossos pensamentos e ideais.

Skateboard, breaking/breakdance, freestyle, graffiti/pixo, rimas, lançamentos, notícias, política e conteúdo que é criado por moradores de quebrada, tudo isso engloba a cultura de rua e é sobre isso que vamos estar enaltecendo em 2021… cada vez mais e de forma mais profissional! Muita luz para todos.

Leia Mais:

Compartilhar:

Mateus Araújo

CEO do Portal Rap Dab, criado em 2017. Estudante de Marketing e da vida! Busco agregar valor ao Rap Nacional com notícias, papo reto e muita ideologia em meio o meu corre. Respeito é a base de tudo!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo