DestaquesEntrevistasNotícias

TÁ BOM, MAS NÃO SE É HIT: PÉRICLES

Para a série "HITS", o artista Péricles conta, em entrevista, como a música "Até que Durou" chegou para ele e se tornou um grande sucesso

“Hit single” ou apenas “hit”, são termos que emprestamos da língua inglesa para adjetivar uma canção específica que se tornou muito popular, aquela música reproduzida muitas vezes e campeã de vendas. A palavra “hit” é normalmente reservada para uma faixa musical que tem aparecido constantemente nas paradas de rádio e no topo das plataformas digitais. 

Uma curiosidade é que a maioria dos hits tem maior notoriedade no verão, já que é um período onde as músicas com a pegada de  balada eletrônica, funks, pops, axés entre outras  gêneros mais ritmados grudam na cabeça, a famosa música “chiclete”.

O TEMPO DO HIT

Um hit pode ser atemporal ou não, sendo muito popular em um curto período de tempo, como os hits de verão e de carnaval. Há também aquelas composições que mesmo após muitos anos estão presente em qualquer festa, playlist, formatura… tudo.

São músicas de muito valor comercial e de grande impacto na carreira de um artista. É através de um hit que o nome do cantor ou de bandas se destacam, atraindo diversos fãs. Dessa forma, também conseguem estourar a bolha do seu nicho, você pode não gostar de sertanejo, mas eu duvido que não venha uma música na sua mente quando você lê essa frase: AI SE EU TE PEGO!

Ou você que não é fã de funk, mas vem um som na sua memória por conta dessa frase: A SUA PRESENÇA ME DEU ONDA!

Essas composições possuem alguns segredos e características, a gente pode ver alguns exemplos:

Temos a característica de “Repetição” onde é possível criar um vínculo emocional com a frequência da música que escutamos, quando já sabemos o que está por vir naquele próximo trecho, inicia-se um processo de audição engajada.

Também há a “Fácil Assimilação”, onde percebemos combinações rítmicas que soam de forma agradável aos nossos ouvidos, notas que já estamos familiarizados e acabam facilitando a capacidade do nosso cérebro em assimilar e decorar novas letras.

Mas é claro, isso é só um pouco do que há por trás de uma faixa musical de sucesso, não podemos encarar tudo como uma fórmula mágica ou matemática, porque há o fator artístico, o principal. 

Mas ao ouvir algumas músicas que explodiram dentro de um mesmo gênero musical, podemos notar algumas similaridades. 

A verdade é que todo mundo tem um hit, aquele que você escuta há anos, quando está triste ou feliz, e todo artista tem muita história guardada sobre essas composições, alguns podem até enjoar de ouvir ou de cantar, TÁ BOM, MAS NÃO SE É HIT!

ENTREVISTA COM PÉRICLES

O cantor, compositor e instrumentista Péricles, 53, é um dos artistas mais populares e respeitados no Brasil, principalmente quando o assunto é: pagode.

Ex-integrante do grupo Exaltasamba, Péricles segue desde o final do grupo em carreira solo emplacando diversos músicas no topo das mais ouvidas das plataformas. Hoje, vamos falar da composição de Bruno Gabriel e Marquinhos de Moraes, que brilha na voz do Periclão: “Até que Durou” é HIT.

Compartilhar:

Ana Carla Dias

Jornalismo e Direção de Arte

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo